Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Confira abaixo, em destaque, as principais informações sobre o Desafio, além das respostas para as perguntas mais comuns. Caso precise de mais informações, entre em contato pelo e-mail desafio.co2@akatu.org.br .

O que é?

O Desafio Redução CO2 pretende sensibilizar estudantes de ensino técnico para a importância do consumo consciente no combate às emissões de CO2. A ideia é mobilizá-los a desenvolver projetos que visem à redução de emissões de gás carbônico e premiar e divulgar as ideias mais inovadoras inscritas.

Como funciona?

O desafio está dividido em três fases:

Fase 1: criação e inscrição dos projetos até 12 de junho.

Fase 2: seleção e divulgação dos finalistas até 14 de julho.

● Fase 3: seleção dos premiados e premiação. Veja mais detalhes no edital

Quem pode participar?

Grupos de alunos das escolas técnicas (Ensino Técnico ou Técnico Integrado ao Ensino Médio), dos cursos de Meio Ambiente e Química das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Salvador (BA), com o apoio de um professor orientador, funcionário da escola em que os alunos estão matriculados e cursando ensino técnico.

Inscrição

Ela é gratuita e pode ser feita até 12 de junho de 2017 no site www.desafioco2.org.br.

É bastante simples, basta seguir o passo a passo:

1. Preencher os dados do formulário disponível on-line no site;

2. Baixar a ficha de cadastro do projeto;

3. Enviá-la preenchida por e-mail para desafio.co2@akatu.org.br até 12 de junho.

No caso de alunos com menos de 18 anos, o professor coordenador precisa enviar também a autorização dos pais destes integrantes (clique aqui para baixar um modelo).

Projetos

As ideias inscritas podem ser criadas ou apresentar uma adequação a projetos da escola já existentes, com a intenção de dar continuidade, replicação ou ampliação a eles.

Como sugestão, os projetos podem estar relacionados a um ou mais dos seguintes temas: água, energia, alimentos, resíduos e transportes & logística. Veja mais detalhes no edital.

Seleção dos premiados

No dia do evento de premiação, os 4 grupos finalistas apresentarão seus projetos diante do júri. Depois de analisados as propostas, serão selecionados 1o, 2o, 3o lugar e a menção honrosa.

Prêmios

Além de todos os integrantes ganharem um kit com tablets, carregadores solares, mochilas e fones de ouvido (para primeiro lugar), a escola das equipes finalistas também recebem prêmios.

Critérios de seleção

Para escolher os finalistas, será levado em conta: uso do consumo consciente como ferramenta, engajamento, relevância, aspectos inovadores, aspectos gerais (como nome e tema), potencial para reduzir emissões de CO2, potencial para replicação, disseminação e continuidade. Os premiados serão escolhidos com base na participação do evento, capacidade de defender as ideias e qualidade e inovação da apresentação do projeto.

Saiba mais

Os participantes do Desafio Redução CO2 podem esclarecer dúvidas durante todo o período do concurso cultural por meio do e-mail desafio.co2@akatu.org.br.

Onde se inspirar?

Para ajudar os estudantes, o site www.desafioco2.org.br produziu uma série de materiais de consulta. Não deixe de conferir.